Helios Grand Hotel: como é se hospedar dentro do Epic Universe
Neste post
A gente adora conhecer novos hotéis em Orlando e, desde o anúncio da sua construção, nós já estávamos ansiosas para conhecer o Helios Grand Hotel. Como o único hotel em Orlando que fica praticamente dentro de um parque, o Epic Universe, o Helios já seria incrível, mas ele também tem muitas outras qualidades.
Recentemente eu e a Re passamos algumas noites no Helios, em um quarto com vista para o parque, e pudemos não só conhecer melhor o hotel, como também testar na prática como é se hospedar por lá.

👍O que gostamos
- entrada direta para o Epic Universe
- opção de quarto com vista para o parque
- quartos novos e confortáveis
- sensação de imersão na bolha Universal
👎 O que não gostamos
- opções de refeição restritas
- não dá direito ao Express Unlimited
- estacionamento pago e caro
- serviço de arrumação do quarto demorado
- quartos com carpete
Como é o Helios Hotel
O Helios Hotel conta com 500 quartos e é gerenciado pela rede Loews, que também é responsável por outros hotéis de luxo da Universal. A temática do hotel segue a mesma linha da que a gente encontra no Epic Universe, com inspiração nos astros, constelações, mitologia grega e no deus do sol, Helios.
O hall de entrada do hotel é super amplo, todo aberto e com um teto alto e imponente. Além dos balcões do check-in, do concierge e do bell service, no hall fica também um restaurante, um mercadinho e café, mas a parte mais legal mesmo é o terraço que você pode acessar dali, uma área circular incrível que te dá uma vista linda do Epic Universe.

A temática, inclusive, se reflete na maioria das partes do hotel, no hall, no bar do rooftop, na área da piscina, e em pequenos detalhes como na área ao lado dos elevadores, onde você encontra um quadro interativo que muda de acordo com o céu. Se está de dia ele fica claro, se está chovendo ele mostra chuva, à noite fica com céu escuro, é super legal.
O Helios faz parte da categoria Signature dos hotéis da Universal, apesar de não contar com todos os benefícios que os demais hotéis dessa categoria têm. Diferente dos outros, os hóspedes do Helios NÃO tem direito ao Express Pass Unlimited para os parques Islands of Adventure e Universal Studios, um benefício oferecido para quem se hospeda no Hard Rock Hotel, no Loews Portofino Bay e no Loews Royal Pacific.

Os quartos do Helios Hotel
Os quartos do Helios por si só já são ótimos, além de super novinhos, são modernos, espaçosos e confortáveis. Mas não para por aí, no Helios você ainda tem a opção de reservar um quarto com vista para o parque e ver o Epic Universe da sua cama, que foi nossa escolha para essa estadia.
A vista para o parque é quase um imã, é muito difícil conseguir fazer outra coisa quando se está no quarto a não ser olhar para o Epic. Dali você tem uma vista muito impactante, de praticamente o parque inteiro. De dia é incrível ver as pessoas se movimentando pelas diferentes áreas do parque, e à noite as milhares de luzes espalhadas por cada cantinho são um espetáculo à parte.

Nós optamos pelo quarto com 2 camas queen, mas há também opções com 1 cama king. Ao entrar você já tem um espelho de corpo inteiro em uma espécie de hall de entrada, onde também fica um armário e o banheiro. O armário tem um tamanho médio, mas é alto e ali dá para guardar as malas e deixar o quarto com a circulação livre. Dentro dele você encontra um cofre eletrônico, tábua e ferro de passar, cabides e também um edredom extra.
Em frente ao armário fica o banheiro, que é dividido em 2 ambientes, um com pia e outro com vaso sanitário e o chuveiro. A área da pia é super bonita, com cores que combinam com o restante do quarto, gavetas fundas, produtinhos, um ótimo secador e muitas toalhas. Além de um espelhão bem iluminado, tem também dois lustres pequenos lindíssimos.

O chuveiro apesar de bem potente, era no formato de banheira com cortina de tecido. Foi falta de sorte nossa, pois a maioria dos quartos do Helios tem chuveiro com box tradicional, e apenas alguns dos quartos tem banheira. Não atrapalhou em nada a nossa estadia, a gente só gosta mais do outro formato mesmo.

O quarto em si é amplo e tem uma decoração linda em tons de azul marinho e rosa claro. As cabeceiras das camas tem uma estampa de flores que a gente amou. Em frente às camas tem um móvel com gavetas fundas, um frigobar embutido, uma TV bem grande, luminárias e uma cafeteira. Acoplada a esse móvel tem também uma escrivaninha com uma cadeira. Em frente à janela tem ainda um sofá, uma poltrona pequena e uma mesinha. O sofá foi o lugar do quarto que mais frequentamos, pois dali era o melhor ângulo para admirarmos o Epic, hehe.
Entre as camas fica um móvel de apoio com gavetas e um tablet, e com ele você pode pedir room service, controlar todas as luzes do quarto, ligar o chuveiro e o que pra mim foi o mais legal de tudo: pode abrir e fechar as cortinas. Assim como as janelas, elas vão do teto ao chão e de manhã era incrível abri-las ainda na cama e dar de cara com o Epic, uma experiência que com certeza eu nunca vou esquecer.

O quarto é bem completo e nos atendeu super bem na nossa estadia, o único ponto mais chatinho, e algo que acontece em muitos hotéis da Universal, é que as paredes não são muito grossas e você acaba ouvindo o barulho dos quartos ao seu redor. Combinado a isso, demos azar de ter um vizinho de quarto mega barulhento, o que atrapalhou um pouco na hora de dormir. Outro ponto é que o quarto tem carpete, algo que a gente não curte.
Além do quarto padrão, o Helios oferece também as opções de suíte família temáticas de Como Treinar Seu Dragão. São quartos maiores e mais caros, mas que contam com uma mini sala e um quarto separado para as crianças, todo tematizado do filme. As camas são no formato das casinhas dos dragões, além de vários outros detalhes lindos presentes na decoração. Esses são quartos concorridos, pois existem em menor número, apenas 14 unidades, então vale se programar com antecedência se estiver pensando em se hospedar nestas suítes, viu?

Diferenciais do Helios Hotel
Os hotéis da Universal oferecem uma série de benefícios para seus hóspedes, que podem variar de acordo com o hotel e a categoria. A gente já tem um post completo sobre o assunto (clique aqui para ler), então vou explicar brevemente os benefícios que mais se destacam no Helios e que fazem mais diferença na viagem.
Entrada exclusiva para o Epic Universe
Acho que o principal diferencial do Helios Hotel dispensa explicações, né? Esse hotel fica praticamente dentro do Epic Universe e dá acesso direto ao parque. Saindo do elevador, você já pode acessar a área de segurança com detectores de metais, assim como acontece na entrada dos parques. Passada essa etapa, ali mesmo já tem funcionários escaneando seus ingressos e logo você já está no Epic. Simples assim!

Essa entrada é exclusiva para os hóspedes e você precisa mostrar sua chave do quarto, que é de uso individual, para poder ter acesso a tudo isso. Na chave constam, além do seu nome, a data do seu check-in e do check-out. Na hora de voltar pro hotel, seja no fim do dia ou até no meio dele, basta mostrar a chave do quarto e você tem acesso a uma entrada exclusiva de volta para o Helios.
Vale lembrar que esse benefício, assim como a Early Park Admission, é válido tanto no dia do seu check-in quanto no dia do de check-out. Então, mesmo que seu quarto ainda não esteja pronto logo cedo, você pode ir até o hotel de manhã, fazer o check-in, deixar as malas com o bell service e já ir pro parque utilizando essa entrada. No dia do check-out é a mesma coisa, você pode liberar o quarto, deixar as malas, ir curtir o parque, e depois voltar pela saída exclusiva.
Early Park Admission
Um dos melhores benefícios de ser hóspede da Universal, a Early Park Admission permite a entrada nos parques 1 hora antes do público geral. Os parques abertos vão depender da época da viagem, mas o mais comum é que além do Epic Universe, o Universal Studios ou o Islands of Adventure fiquem abertos. Em algumas ocasiões o Volcano Bay pode abrir mais cedo para os hóspedes também. Não são todas as atrações que funcionam na Early Park Admission mas, de qualquer forma, é uma chance de curtir com filas menores e economizar tempo no seu dia de parque.

Transporte
Os hotéis da Universal oferecem transporte para todos os seus parques sem nenhum custo adicional. O transporte funciona super bem, desde antes da abertura dos parques até altas horas, já que o Citywalk costuma fechar bem tarde. No caso do Helios, o transporte é feito de ônibus até o Citywalk, onde você pode acessar tanto o Islands of Adventure, quanto o Universal Studios, e até o Volcano Bay.
Amenidades
Piscinas: a Universal capricha demais nas piscinas dos seus hotéis, sejam eles de luxo ou não. No Helios não é diferente e pela quantidade de quartos que esse hotel tem, achei o tamanho da piscina até um pouco desproporcional, é realmente muito grande. Ao redor há uma infinidade de espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de diversos funcionários que equipam as cadeiras pra você com toalhas, água e protetor solar. Ao redor da piscina fica um bar e restaurante, o Lotus Lagoon, e é possível pedir da sua cadeira mesmo, por meio de um QR Code, as opções disponíveis. Tem também uma jacuzzi e uma área com brinquedos para crianças.
Academia: diferente da piscina, achei a academia pequena para o tamanho do hotel. Sei que não é o lugar mais frequentado e nem acho que ela chegue a ficar lotada, mas achei pequena. Apesar disso, é super moderna e com ótimos equipamentos.

Loja: o Helios tem uma loja da Universal com muitos produtos que são vendidos nos parques, além de itens básicos que você pode precisar, como remédios, fraldas, protetor solar, aqueles itens de primeira necessidade. Aqui também é possível comprar as Power-up Bands para brincar na área da Nintendo. Sem querer ser repetitiva, mas também achei a loja pequena para o tamanho do hotel, é uma das menores que já vi.
Lavanderia: disponível 24 horas por dia, é possível lavar e secar roupas pagando apenas pelo uso das máquinas.
Sala de Jogos: eu não entendo direito o motivo de todos os hotéis americanos terem isso, hehe, mas no Helios também tem uma sala com jogos tipo de fliperama, todos pagos à parte.
Alimentação no Helios Hotel
O Helios Hotel conta com algumas opções de alimentação:
Aurora Market: um mercadinho com algumas poucas opções de comidas prontas, como saladas, lanches naturais, salgadinhos e bebidas geladas como água, refrigerantes e cervejas. No mesmo ambiente fica um café com opções do Starbucks, além de comidinhas como croissants, muffins, cookies e sorvetes. Funciona desde bem cedo até tarde da noite.
Flora Taverna: esse é o principal restaurante do hotel, serve café da manhã, almoço e jantar. O ambiente é lindo, amplo, bem decorado e com cardápio de inspiração Mediterrânea, mas os elogios param por aí. Nossa experiência no jantar por lá não foi boa, além de um serviço super lento, a comida estava sem graça, sem sal e muito diferente do descrito no cardápio. É possível comer muito melhor dentro do Epic Universe gastando bem menos.

Bar Helios: um bar que fica no último andar do hotel, em formato circular, com áreas externas e internas e uma vista linda do parque. A decoração é inspirada nos astros, na mesma linha do hotel e do próprio Epic. É mais focado em bebidas e comidinhas para dividir.
Room service: quem não ama um room service, ainda mais depois de um dia cansativo de parque? Eu adoro hotéis que oferecem essa opção e no Helios o room service funciona 24 horas por dia.
Preço do Helios Hotel
Na vida tudo tem seu preço, né? E um hotel de categoria luxo dentro de um parque em Orlando também tem, e não é baixo. Os valores das diárias no Helios vão variar de acordo com o tipo de quarto escolhido, sendo que os quartos com vista para o parque têm um preço maior que os sem vista. Outros fatores de variação são a época, a lotação, a antecedência da reserva e o canal de vendas escolhido.

Na alta temporada os quartos com vista para o parque ficam em torno de $940-$980 por noite, enquanto na baixa temporada custam em torno de $600 por noite. Já os quartos sem vista ficam em média $800 por noite na alta temporada e entre $460-$500 por noite na baixa temporada.
Apesar de não cobrar taxa de resort, o Helios cobra $36 dólares mais taxas por noite de estacionamento, então caso esteja de carro você ainda precisa acrescentar esse valor na conta para ver se esse hotel vale a pena para a sua viagem ou não.

Como foi nossa estadia no Helios Hotel
Como nossa opinião aqui é sempre sincerona, não podia deixar de trazer também os pontos que nos desagradaram no Helios Grand Hotel, já que existem aspectos em que ele ainda pode melhorar. Vale sempre a gente lembrar que esse é um hotel novo, recém inaugurado e a gente sempre tem que ter paciência com as novidades, né? As equipes todas estão se adaptando.
A lentidão no serviço de arrumação dos quartos foi algo que aconteceu durante toda a nossa estadia, o nosso quarto não foi arrumado até quase 17 horas, o que é bem ruim para quem busca se hospedar por lá justamente para poder fazer uma pausa no dia de parque.

Outro ponto é que todo mundo que está hospedado no Helios acaba tendo o mesmo propósito, né? Visitar o Epic e chegar cedo lá, então a fila para sair do hotel e ir para o parque a tempo do começo da Early Park Admission acaba sendo grande. Para passar pela segurança é formada apenas uma fila e depois, para checagem dos ingressos, são apenas 2 totens com um funcionário em cada. Isso para nós não foi um grande problema, ainda mais pela rapidez com que a fila andou, mas é um ponto para se programar de acordo.
Como já mencionei, nossa experiência no restaurante do hotel, o Flora Taverna, também não foi boa, não só o serviço foi extremamente demorado, como a comida estava sem graça. Além disso, o hotel não tem uma praça de alimentação, apenas um café/mercadinho com pouquíssimas opções e bem pequeno, quase desproporcional ao tamanho do hotel. Pelo menos o room service funciona 24 horas.
Vale a pena se hospedar no Helios Hotel?
Como sempre, o que vale a pena para um grupo ou viajante pode ser diferente do que vale a pena para outro. É necessário colocar na balança os benefícios, o preço, a localização, e entender se ele faz ou não sentido na sua viagem. Esse não é um hotel barato e nem um hotel muito funcional para você passar a viagem inteira, portanto ele acaba sendo mais válido para o tempo que você for visitar o Epic e os outros parques da Universal mesmo.

A nossa experiência de hospedagem no Helios foi muito positiva, tudo é super novinho, o quarto é espaçoso, as camas são bem confortáveis, e o hotel traz uma sensação muito gostosa de imersão na bolha da Universal. Poder estar praticamente dentro do Epic Universe é uma experiência incrível e muito prática, além de ser algo totalmente único em Orlando. A opção do quarto com vista foi um diferencial também, que a gente acabou gostando mais do que estava esperando. Apesar de ter alguns pequenos problemas, o Helios Hotel tem muito mais acertos e nós com certeza nos hospedaríamos de novo por lá.
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!