VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

9 erros para você não cometer no Epic Universe

O Epic Universe inaugurou em maio de 2025 e, desde então, a gente vem aprendendo muito sobre ele. Já foram várias visitas a esse parque, acompanhamento diário das filas e inúmeros testes, tudo para trazer sempre o melhor conteúdo aqui para vocês.

Mas, ao mesmo tempo que já aprendemos muitas coisas sobre esse parque, a gente também já errou bastante nesse processo. Por isso, decidi compartilhar 9 erros para você não cometer quando for visitar o Epic Universe. Alguns deles a gente já sabia e conseguiu se prevenir, outros acabamos aprendendo na prática mesmo, o famoso método do “tentativa e erro”, sabe?

Enfim, o seu dia no Epic Universe tem tudo para ser incrível, mas sabendo dessas coisas e evitando alguns perrengues, ele tem tudo para ainda melhor!

1. Não baixar o aplicativo da Universal

O primeiro erro eu já citei no nosso roteiro do Epic (clique aqui se quiser ler!), mas não dá para deixá-lo de fora dessa lista também. O aplicativo da Universal te ajuda muito no seu dia de parque, e em alguns casos ele até é essencial.

Isso porque é por lá que você pode acompanhar os tempos de fila, saber quais atrações estão abertas e fechadas, onde encontrar os personagens, e por aí vai. Além disso, ele é vai ser um ótimo aliado para você fazer suas refeições. Muitos dos restaurantes do Epic têm a opção de pedir comida pelo celular, o que te ajuda a evitar filas, então o ideal é você já ter o aplicativo da Universal baixado e com cartão de crédito cadastrado. Assim, no dia da sua visita você não precisa se preocupar com isso e é só aproveitar.

Para você saber quanto tempo está a fila de uma atração, vai precisar do aplicativo da Universal!

2. Confiar totalmente nos tempos de fila do aplicativo

Eu sei que eu falei que é super importante ter o aplicativo da Universal no celular para poder acompanhar os tempos de fila das atrações. Mas, outro erro que a gente tem visto com certa frequência no Epic é confiar cegamente nesses tempos.

Na verdade, esse é um erro mais da Universal do que nosso. Todos os tempos de fila deveriam estar sempre atualizados, mas, pelo menos por agora, existe um delay significativo entre o momento que eles divulgam o tempo de fila e o que realmente está acontecendo ali na atração. Eu não estou nem falando do tempo de fila que está na porta da atração, mas a realidade do que está acontecendo “dentro” da fila mesmo.

Às vezes o aplicativo diz um tempo de fila e você encontra outro!

Então, muita gente entra em uma atração achando que o tempo de fila é um, mas na verdade vai ter que esperar outro. Sei que isso é relativamente normal para qualquer atração, mas, aqui a gente está falando de um tempo de espera anunciado como 2 horas, e que na verdade está o dobro.

Infelizmente, isso tem acontecido no Epic Universe e não é um acontecimento pontual, justamente porque os tempos de fila estão atrasados. Aquele tempo de fila do aplicativo pode ser a melhor estimativa que a gente tem para entrar em uma fila, mas não precisamos confiar cegamente nele.

Quando entrar na fila, se não estiver andando rápido, checa de novo no aplicativo para ver se o tempo de espera mudou. Assim, dependendo da mudança, você já consegue tomar uma decisão consciente se você quer ficar nessa fila mesmo ela tendo aumentado, ou se prefere sair e fazer outra coisa.

Sempre cheque o tempo de fila para saber se ainda faz sentido você continuar ali

Nessas horas, a gente pode pensar em um conceito da economia que diz que a gente não pode tomar uma decisão com base no dinheiro que a gente já gastou, temos que olhar para o agora e fazer os investimentos a partir do cenário atual. O mesmo vale para o tempo de parque, hehe.

Não adianta a gente só olhar para o tempo que já gastamos, também precisamos olhar pelo tempo de parque que ainda temos e o que ainda queremos fazer. É claro que é mais importante a Universal corrigir esse erro, mas, enquanto ela não corrige, a gente trabalha com as ferramentas disponíveis para ter um dia melhor no parque.

3. Deixar atrações populares para o final

Eu tô apaixonada pelo Epic, mas eu aceito ele do jeitinho que ele é, até porque ele nunca nos enganou. Ele é um parque espaçoso e que provavelmente deve expandir em algum momento, mas hoje ele não é um dos maiores parques de Orlando e também tem uma quantidade meio limitada de atrações, incluindo algumas muito populares e que ficam com muita fila.

Quando a gente fala de uma atração muito popular, as estratégias mais comuns são ir logo de manhã ou no fim do dia. Falando do Epic, em alguns casos, talvez nenhuma das duas seja a melhor estratégia. Aqui eu não quero ficar discutindo estratégia de parque (até porque já falamos disso no post de melhor rota aqui), mas um erro grande no Epic Universe seria deixar a principal atração do parque ou alguma das principais atrações muito pro fim do dia. Isso é contar demais com a sorte, principalmente nos dias mais cheios.

Não deixe para visitar uma atração popular muito para o fim do dia e correr o risco de não conhecê-la

Vou dar um exemplo. Se a fila de Harry Potter estiver com uma espera de 3 horas e o parque for fechar às 21h, por volta de 18h eles vão fechar a fila dessa atração. Se a sua ideia foi: “Ah, vou esperar mais para perto do fim do dia, quando todo mundo estiver indo embora, e vou entrar para poder pegar uma fila menor”, pode ser que você não tenha essa chance. Talvez eles fechem a fila antes de você chegar na atração.

Então, não deixe para ir em nenhuma atração muito popular ou que você quer muito conhecer muito pro fim do dia. Isso sem contar a possibilidade da atração quebrar, né? Ir um pouco antes te permite que você tenha mais tempo de manobra, tanto para não acabarem fechando a atração por excesso de gente lá dentro, como também se ela quebrar, ter chance de abrir de novo.

4. Desistir de uma atração que está fechada

Um outro erro – que talvez também role nos outros parques Universal -, mas que eu tenho visto muito no Epic Universe é: se uma atração fechou, as pessoas tiram ela dos planos e se frustram antecipadamente por isso. Porém, se uma atração fechou, não significa que ela não vai reabrir.

Às vezes, você pode dar sorte e ir na atração com bem menos fila logo após ela ser reaberta

O que a gente tem acompanhado é que o Epic ainda é um parque que está se estabelecendo e acontecem muitos desses “abre e fecha”. Mas, eles fazem de tudo para a atração voltar, mesmo que seja mais tarde. Honestamente, se eu penso na Rise of the Resistance no Hollywood Studios fechando às 18h, eu já desisto. Pode ser que a Disney até reabra ela de novo, mas eu não fico contando com isso. Já no Epic Universe, se uma atração fecha nesse horário, eu acredito que tem grandes chances de reabrir, porque a gente vê isso acontecendo várias vezes, atrações reabrindo mais pro fim do dia porque eles não desistem de abrir e trazer a experiência de volta.

Então, minha sugestão é sempre continuar monitorando no aplicativo, porque às vezes você pode dar sorte e até pegar a atração recém reaberta e com pouca fila. Não desista!

5. Não ter um plano B para o começo do dia

Na verdade, não ter um plano B para o começo do seu dia é um erro em qualquer parque. Aquela abordagem inicial para quem chega cedo é parte importante da estratégia para você fazer mais atrações com menos fila (e com menos sol na cabeça também). Tudo é bom quando você chega cedo!

Considere o tempo de estacionar (ou pegar o ônibus do hotel), passar pela segurança e tudo mais para você realmente chegar com tempo de se situar. Ao chegar, já dê uma olhada no aplicativo. Vale também perguntar para algum funcionário o que está funcionando naquele primeiro momento, porque às vezes até o aplicativo pode demorar mais para atualizar. Assim, sabendo exatamente a situação, você consegue tomar a melhor decisão para começar o seu dia.

Chegar cedo ajuda a você aproveitar ainda mais o parque!

Pode ser que você chegue e pense: “Ah, vou para a área de Nintendo”, mas acontecer de a área estar com várias atrações fechadas ainda. Ou, você pode ter uma surpresa positiva e uma atração que não era para estar aberta ainda, abrir antes. A gente já viu tudo isso acontecendo no Epic, tá? São todos cenários reais.

Existem mudanças de plano de última hora, é normal. Então, tenha um plano A, mas também tenha um plano B, pelo menos para quando você chegar no parque. É essencial ter esse jogo de cintura para adaptar os seus planos e entender que as coisas vão e vem.

6. Comprar água no Epic Universe

Uma das coisas que eu mais gosto nos parques da Universal é o fato de existirem vários bebedouros espalhados por aí. A gente sempre fala pra você comprar água no supermercado e levar na mochila para economizar. Mas, no Epic Universe (e nos outros parques da Universal), você tendo uma garrafinha, não vai precisar se preocupar com mais nada.

Você vai achar não só filtros de água fresquinha, como também as máquinas de Coca-Cola Freestyle onde você consegue pegar água geladinha quando quiser. Inclusive, eu gosto até de não encher a garrafa inteira para não ficar carregando água quente depois, porque eu sei que eu sempre vou achar pontos com água gelada.

Se manter hidratado durante a maratona de parques é super importante

Essas máquinas de Coca-Cola Freestyle trazem várias bebidas diferentes para quem compra o copo refil, mas você não precisa comprar nada para pegar água. Se tiver uma garrafinha, já é mais do que o suficiente e você pode pegar ali de graça.

Para mim, oferecer água gelada para quem paga o ingresso caro dos parques é o mínimo do mínimo, né? Mas, mesmo assim, deixo aqui os meus parabéns para a Universal e acho que a Disney ainda pode aprender mais nesse sentido.

7. Ir ao Epic Universe em dias de chuva

Um erro importante para falar aqui é evitar ir no Epic Universe em um dia de muita chuva. Esse é um parque com várias atrações abertas, e elas param de funcionar quando começa a chover muito ou com trovoada. Com isso, as pouquíssimas atrações que ficam abertas durante a chuva vão ficar com um fila bem maior e outras você nem vai conseguir ir.

Muitas vezes, principalmente no verão, a gente não consegue evitar completamente a chuva. Mas, existe uma diferença gigante entre um dia que vai ter uma chuva de verão no meio da tarde e um dia em que está previsto chover o dia inteiro.

Um dia de muita chuva afeta bastante a visita ao Epic Universe

A previsão do tempo na Flórida é algo que você precisa checar constantemente, porque a gente só acredita nela no dia e mesmo assim é com o pézinho atrás, sabe? O tempo realmente é uma caixinha de surpresa, mas se a previsão mostra uma boa parte do dia de sol, uma probabilidade pequena de chuva ou um volume baixo, já fica mais fácil de você garantir que vai ter uma boa experiência no Epic Universe.

Se não der para evitar, a gente tem várias dicas para aproveitar os parques em dias de chuva bem aqui.

8. Apostar tudo no Express Pass e Single Rider

Aqui, na verdade, eu vou falar de dois erros que muitos desavisados cometem. Um é comprar o Express Pass sem entender direito o que está englobado ali. Nos outros parques da Universal, por exemplo, existe o Express Pass e o Express Pass Unlimited. O primeiro te deixa furar fila uma única vez para cada atração participante, enquanto o segundo te permite furar essas filas quantas vezes você quiser.

Atualmente, a Universal não oferece o Express Pass Unlimited no Epic Universe e, na minha opinião, eu acho que isso faz total sentido porque as filas já estão grandes. Se eles criam um recurso ilimitado, vai ter muito mais gente furando fila mais vezes, o que acaba atrapalhando o andamento natural das filas mesmo.

A Stardust Racers, por exemplo, é uma atração que tem dois trilhos duelando. Você só vai poder furar a fila para ir em um deles com o Express Pass. Se você quiser ir nos dois lados, em uma das vezes você vai precisar enfrentar a fila normal.

A Dragon Racer’s Rally é a única atração do Epic Universe que ainda não aceita o Express Pass

Uma forma menos eficiente, mas que também pode te economizar tempo de fila, é o Single Rider. E aqui está o segundo dos erros que os desavisados cometem: contar demais com isso. A fila de Single Rider é um recurso legal e é importante você saber que ela está presente em várias atrações do Epic, mas nem sempre está aberta. Como esse é um parque novo e muito popular, às vezes as filas de Single Rider também ficam muito grandes. E, quando isso acontece, eles fecham alegando que ela atingiu a capacidade máxima.

Se você faz um plano contando que vai ter sempre a opção da Single Rider, grandes são as chances de você se frustrar. Então, veja esse tipo de fila como uma possibilidade, mas não conte apenas com ela.

A fila de Single Rider pode ajudar a economizar tempo, mas ela nem sempre está disponível

9. Confiar demais no que você vê na internet

Outro ponto que a gente também precisa tomar cuidado é confiar demais ou criar verdades absolutas com base em alguma divulgação que você viu, seja na internet ou na televisão. E falo isso por conta de dois motivos diferentes.

Um deles é o que chamamos de agenda de divulgação. Esse é um parque novo e a Universal tem um time enorme para divulgá-lo. Quando alguém vai ao Epic para ver uma divulgação, é óbvio que tudo funcionará lindamente. Sabe quando alguém visita a sua casa, você não arruma tudo? Não estou dizendo que as pessoas que visitam o parque estão falando algo que não é o que elas pensam, cada um tem seu próprio gosto, mas é importante a gente ter esse senso crítico de que nem tudo que escutamos por aí vai ser exatamente a realidade encontrada no parque no dia da sua visita.

O Epic Universe é um parque novo, ele vai estar cheio e as atrações podem quebrar

O outro motivo é o recorte pontual. Por exemplo, quando a gente mostrou o Epic no dia da abertura, não tinha quase fila nas atrações porque, em um primeiro momento, a Universal escolheu reduzir bastante a quantidade de ingressos disponíveis. Agora, se alguém vê esse vídeo e transforma em verdade absoluta, acreditando que vai chegar no parque hoje e não vai encontrar nenhuma fila, provavelmente vai acabar saindo frustrado.

Isso não é nem uma realidade só do Epic, viu? Isso acontece em qualquer parque. Aliás, é algo que a gente precisa levar para qualquer viagem que planejamos fazer. Pegar um recorte ou uma experiência pontual não é o suficiente para você criar uma verdade absoluta. Minha sugestão é tentar ver diferentes fontes ou olhar diferentes dias e situações.

E não estou falando aqui para você parar de ver informações ou não pegar uma dica que você acha legal, tá? Só é essencial alinhar as expectativas mesmo. Não espere viver a experiência que outra pessoa mostrou na internet, até porque, eu como uma pessoa que vive criando conteúdo, posso te dizer com certeza: muitas das reações que a gente vê nas redes não são reais, muitas vezes é apenas a história que a pessoa decidiu contar. Normalmente, a nossa reação mais natural não acontece quando alguém está filmando.

Cada pessoa terá uma experiência única no Epic e isso é o mais legal!

Vamos tomar cuidado com o que a gente toma como verdade e acredita ser uma vida perfeita. É legal pegar referências e dicas, mas não crie expectativa de que você vai viver exatamente a mesma experiência que você imaginou que a outra pessoa viveu com base em frações de segundos que ela mostrou na internet.

Quando a gente vai ao parque de coração aberto, com menos expectativas consolidadas, chegamos com muito mais espaço para curtir, para dar risada, para ter flexibilidade, para admirar de verdade as coisas que estão por lá. Aliás, quando estiver olhando os conteúdos da internet, também tome cuidado para não estragar a surpresa, porque é uma delícia olhar e ver alguma coisa que te surpreende de verdade.

Pegue dicas e pesquise, mas não deixe de se permitir observar os detalhes

Esses são os erros que eu separei para esse post. Provavelmente, você vai cometer outros quando visitar o Epic Universe ou algum parque de Orlando, assim como eu também vou cometer vários ainda. Mas, a gente também não tem que ficar se julgando demais pelos erros que a gente comete. A ideia desse post era apenas dividir os que já percebemos para, quem sabe, você poder evitar esses e deixar espaço só para os outros erros que eu e você ainda vamos descobrir por aí.